segunda-feira, 31 de março de 2008

PIERO PICCIONI


Ele foi um grande compositor italiano. Ouvi pela primeira vez através da série Beat at Cinecittà, uma compilação de músicas de filmes italianos - meio ponochanchadas - remixados. Mas ele era bem mais do que compositor de deliciosos filmes de sacanagem. Tem uma biografia ótima e trabalhou com todos os fodões do cinema italiano que o povo adora dizer que viu 10 vezes mas nunca acredito. Eu mesmo nunca vi um Fellini, hahahaha. Achei uma raridade do moço e ponho aqui pra começar a semana numa vibe bem rica. A música se chama "Samba Fortuna" e é do início dos anos 1970. Se interessar, dá um google no véio, ele tem site. No youtubiu também tem várias coisas dele, inclusive a Mina cantando "Amore, amore, amore, amore" que adoiro, adoiro, adoiro, adoiro. Aproveite!


Outra Ótima (esqueça a imagem e aprume os ouvidos)

sexta-feira, 28 de março de 2008

"TUDO COMBINA!" WORK IN PROGRESS



Tenho gasto um tempinho cuidando de algumas coisas em casa que estavam na fila há um tempão. Entre elas duas cadeiras medalhão que tirei a tinta, lixei e comecei a pintar, não gostei da cor, mudei, lixei de novo e deixei descansando por uns dias. Ontem, depois de lixar mais uma vez, dei a primeira demão de tinta. Ao terminar, vi que no quintal, formou-se uma interessante composição em amarelo. Lembrei de um filme do Jacques Tati onde uma personagem, ao mostrar o atelier do marido a uma cliente, exclama "como pode ver, tudo combina!". E foi por acaso a rede ali. Tudo uma questão de olhar...

Ah, quando a cadeira ficar pronta mostro aqui.

quinta-feira, 27 de março de 2008

CONFIRMOU!


Engraçado essas coisas. No post de baixo falo de ruínas e tals e pus uma foto que tirei lá no centro, perto da estação Júlio Prestes. Agora tava vendo o site do artista plástico Adrien Missika e adivinhem: o cara tem um trabalho que são maquetes de ruínas chamado “After Yesterday”. São super parecidas as fotos, não? A minha não é maquete. Tomara que amanhã sejam jardins do Éden em nossas portas...

Einstürzende Neubauten


Construir coisas, às vezes, começa por destruir tudo o mais. Coisas que até pensamos impossíveis de serem apagadas. Pessoas importantes, amores, ideologias, fé, sei lá. Vejo coisas muito boas quando olho indiferente ao passar por uma ruína. Vejo ali a possibilidade de se erguer uma coisa nova, mais bela, mais cheia de significado e vazia. Vejo riqueza, história, o tempo, vida, vida...Mania de querer achar significado em tudo. Hoje tô assim, reconstruindo. Minha fé, minhas convicções, minhas ruínas.

terça-feira, 25 de março de 2008

THE ALL SEEING EYE

Uma instalação do diretor Michel Gondry e Pierre Bismuth na Cosmic Galerie em Paris, 2005.

segunda-feira, 24 de março de 2008

DUFFY NÃO CAÇA VAMPIROS

Conheci a moça há pouco. Bonitinha e canta que nem. Do que ouvi, achei essa a mais legal. Assista logo pois ela já virou musa da Eldorado, arrrrrgh! Rs.

VAGA PARA SÍNDICO

Vivo com meus cadernos por perto ou pelo menos uma caneta. Quantas vezes não me peguei tendo uma idéia ótima pra alguma coisa e, sem lápis, caneta, carvão ou papel, acabei me esquecendo. Tudo bem. Idéias ótimas pra "alguma coisa" vão e vem toda hora. Mas o que eu quero mesmo é conseguir me organizar pra ter à mão algum registro do meu trabalho. Principalmente quando essas idéias são realizadas. Pensei nisso dia desses, quando uma amiga me pediu um portifólio. "Porti o quê?", falei. Sei o que é um mas nunca tive, hummm...tempo pra levantar o meu portifólio. Vasculhando meus back ups encontrei umas coisas boas mas também percebi que tenho muito pouco registro de outros trabalhos bem significantes pra mim.

Pensei que ia ser ótimo ter um síndico que cuidasse disso: toda vez que realizo um trabalho, ele vai lá, fotografa, guarda os rascunhos, datas, pessoas, etc. E organiza tudo isso em pastas de papel cartão e no PowerBook. Pra quando eu pensar naquele trabalho distante que adorei ter feito, só ter o trabalho de dar dois cliques e ele aparece todo na minha frente. Não custa sonhar. Alguém se habilita?

domingo, 23 de março de 2008

POLÍCIA PARA QUEM PRECISA

Semana corrida, poucas horas de sono de quarta pra quinta, jaca na sexta (nem me lembro agora o que fiz) sábado aniversário da Siva amada, nada de álcool e quase em casa, dentro de um taxi, um sujeito me enfia um revólver pela janela e troveja um "passa tudo! celular, carteira dinheiro, relógio, blá, blá, blá". Nunca tinha sido assaltado no trânsito. Como tinha mais gente no taxi, atendi prontamente à voz de comando do elemento e seu comparsa. Não tem outro jeito. Enfim, só pensava no trampo de tirar novos documentos, bloquear cartões e celular, ter que ir na agência do meu banco, o que não faço a uns três anos...E o boletim de ocorrência.

Ah, o boletim. Como ontem voltei pra casa preocupado com os cancelamentos e bloqueios possíveis, deixei o boletim pra hoje durante o dia. Cheguei na delegacia às 12h30. Não tinha viv'alma, dois gentis agentes me pediram para voltar mais tarde pq o escrivão estava num flagrante e tal. Blz. Fui dar meu rolê, almocei com o Márcio no Sujinho, fui pra casa e às cinco voltei na delegacia. Pra encurtar a estória, terminarei dizendo que acabei de chegar em casa SEM o B.O. Nunca vi um jogo de empurra tão absurdo quanto o que presenciei naquela delegacia. Ninguém muito a fim de fazer nada. Mesmo. Amanhã a ouvidoria de polícia do estado vai receber uma inspirada carta e um gentil telefonema desse que vos escreve. Tomara que valha alguma coisa. Anote aí também: www.ouvidoria-policia.sp.gov.br/

domingo, 16 de março de 2008

ELA ME DISSE ASSIM

"Ele constrói o meu universo e embala meus sonhos.
Ele faz livros, filmes, roupas e cenários.
Ele tem um cabelo muito grande como se as idéias não coubessem dentro daquela cabeça.
Ele é talentoso, inteligente, educado chic ,organizado e tem o mesmo celular desde que nós tinhamos 20 anos.
Ele sabe tudo. Entende tudo. E agora tem um blog
E eu tenho a maior sorte de ter ele perto de mim.
Meu amigo muito querido , meu cenógrafo e meu diretor de arte."

www.mundodetheodora.blogspot.com

Tem que ler todo dia!

ACHO ELEGANTE

JUGULAR


Diz que temos em média 60 mil pensamento por dia, ufa. Isso é mais do que Bollywood! Cinema na cabeça e nenhuma câmera na mão. Uma caneta, às vezes. É muito prazeroso e criativamente empolgante, fazer parte de uma história bem sucedida de cinema. Já postei aqui sobre o primeiro longa que fiz e, essa, foi uma experiência abençoada, pois eu estava muito a fim de fazer e toparia fazer de graça sem pestanejar. Esse tipo de "investimento" não é, no meu caso, uma postura oportunista mas uma disposição sincera de construir histórias junto.

Depois soube pelos bastidores de diversas "conversas" sobre a minha participação no projeto. Gente que fez questão que eu ficasse e gente que não apostou nada. Ainda bem que só soube disso depois do filme pronto e do meu trabalho ter calado a boca de quem achava que a minha participação era dispensável. Adoro não ter tido que entrar nesse tipo de discussão durante o processo, pois sei que ficaria muito brochado.

Anos mais tarde ouço de um produtor na correria de salvar o próprio rabo que um tal novo projeto era a minha cara e que ele estava em falta comigo, blá, blá, blá...Gente, é preciso entender uma coisa: produtores nunca acham verdadeiramente que estão em falta com você. Já o contrário é recorrente. Se você um dia topou fazer um trabalho pela metade do seu cachê - pq o cara é seu brother, vc acredita no projeto, etc - esqueça que algum dia esse tipo de produtor vai te chamar pra algum trabalho por mais que esse valor. Então, o que eu acho e pratico é: se eu quero fazer um projeto que me acrescente pessoalmente, eu faço feliz, se não, não dá pra negociar. Na verdade acho que o ideal seria sempre fazer projetos que a gente ama e ganhar o que cobramos por isso.

Tenho uma preguiça enorme de ver alguns amigos fazendo uma puta média com gente que realmente caga pra eles profissionalmente. Ultimamente o cinema virou isso. Um grande comercial de eletro-eletrõnicos. Um backstage de publicidade ruim. O profissional de cinema virou um atleta numa corrida de obstáculos. O ego dos produtores, dos diretores, dos fotógrafos. E é toda uma relação parasitória que me dá enjôo. Gente, vamos fazer cinema de amor? Vamos ser feliz?

Vai câmera!

Ação!

sexta-feira, 14 de março de 2008

NADA SERÁ COMO ANTES ou IGUAL MAS INCONFUNDÍVEL

O ALQUIMISTA




Esses dias têm sido bastante movimentados pra mim. Fazendo um monte de coisas, dois clips sendo produzidos e fico me perguntando até que ponto vale a pena ficar correndo de um lado para o outro, executando mil tarefas se aquele projeto pessoal que me tira o sono - num bom sentido - acaba relegado pra depois. É certo que os outros projetos, as urgências alheias e a minha falta de disciplina colocam muita névoa na estrada mas, enfim, tô me esforçando pra quebrar esse padrão de primeiro os outros. Huis Clos. Sartre esperto. Ou não. Porque em momentos como estes penso que o inferno sou eu mesmo. Numa boa. Vamos transmutar isso em ouro puro, como Saint Germain, Flamel e outros doidos habituais ressentidos de análises freudianas e glórias imortais.


P.S: Dá uma olhada no blog da Theodora ali nos links, que a Rita escreveu uma coisa super bonita pra mim. Ganhei o dia!

sexta-feira, 7 de março de 2008

O BURACO DO ESPELHO

O Bicho de sete cabeças foi o primeiro longa que fiz e, graças, foi uma experiência muito, muito boa. Na época eu era assistente de cenografia e fazia um pequeno papel no Apocalipse 1;11 do Teatro da Vertigem, outra experiência, eu diria, transformadora. O Marquinhos Pedroso, meu chefe, tinha feito as outras duas peças da Trilogia Bíblica do Vertigem e depois de um ano da primeira temporada do Apocalipse, ele foi convidado pelo Caio e Fabiano Gulanne (a Gulanne Filmes nessa época era um embrião, hj, vocês sabem...)pra fazer a direção de arte desse filme, um tal Bicho de sete cabeças.
Bom, eu fui com ele, né? E foi tão bom quanto foi fazer o Apocalipse. O Marquinhos é um grande diretor de arte e um chefe generoso. Nesse vídeo abaixo tem um trecho do filme onde a câmera passeia por uma parede onde está escrito um poema do Arnaldo Antunes. Uma cena linda que foi encaixada nesse dia de filmagem e...não tinha nada escrito na parede . Cara, eu me lembro até hoje dos calos por rasgar essa parede com um dente de garfo (o modo como os internos do Juquery escreviam em tudo por lá) pra escrever esse poema. Em 40 minutos. Minha vida melhorou um pouco depois que um dos ajudantes de arte me arranjaram um canivete. Por isso veja o vídeo e pense nos calos nas minhas mãos. Alguém anima de ir comigo lá na colônia tirar um foto dessa parede? Rs...

quinta-feira, 6 de março de 2008

SIMPLES E BELO

Seria tão bom se sempre que a gente tentasse emplacar uma idéia simples pudéssemos realizá-la. Eu adoro oscilar entre o maximalismo e o japonismo, mas no fundo acho que as raízes das idéias são muito simples, eu até procuro por isso levantando sempre o quão demorado ou custoso ou arriscado ou caro ou útil será cada passo do processo. Acho esse clipe é tão lindo que eu mesmo gostaria de ter feito. Fora a música que é linda também. Pra mim, é uma referência de simples, easy e belo. Enjoy.

terça-feira, 4 de março de 2008

BAÚ

Putz, hj eu inventei de dar uma garimpada em alguns vídeos e clips que fiz e fiquei bem surpreso ao encontrar um monte de coisas no Youtube. Bom, pra mim isso é surpreendente pelo fato de não dominar absolutamente nada dessas facilidades virtuais. Acho q demorei mais pra aprender por os vídeos aqui do que pra falar, rs.

Piadinhas sem graça à parte, aí embaixo tem uma amostra de alguns trabalhos antigos como o clip da Alma D'jem (quem?) que filmamos no incrível Edifício São Vito, vulgo "treme-treme" e eu morria de vontade de entrar lá. Tem o clip de "Baile de Peruas" do NoPorn, onde eu e Rita Wainer "montamos" a Renata Bastos pra ela ficar saracoteando e terminar quase pelada, tem T$G (leia-se Trilha Sonora do Guetho, mano) e Racionais!!!!!

Fazer a arte e o figurino pr'esse clip dos Racionais foi incrível. Ficamos quase uma semana morando no Capão Redondo. A Kátia Lund - que dirigiu Cidade de Deus, blá, blá, blá - alugou uma casa de fundos lá e era o nosso QG. Os caras são foda, toda o entourage também. O Mano Brown, nem se fala. A Kátia, uma guerreira, fiquei fã da moça. Veja o clip, ficou lindo e emociona. Maior orgulho de ter feito, adoro Racionais. "Coletividade na quebrada!"

Depois tem uns vídeos que eu fiz com a Siva e o Rodrigo Dutra pro nosso (e de quem vier) coletivo de Vj's SUPERGAS. Achei outras coisitas no Youtubiu mas é melhor ninguém saber, hehehe. Aproveite!

ALMA D'JEM

direção roberto t oliveira 2003

BAILE DE PERUAS NOPORN

direção negri & bianco

T$G

direcão roberto t. oliveira e alex miranda

RACIONAIS MC'S VIDA LOKA PARTE 2

direção katia lund

STRANGE FRUIT

vídeo feito em parceria com rodrigo dutra e siva rama terra

UNTITLED #01


vídeo feito com rodrigo dutra e exibido na galeria vermelho no lançamento do projeto salvo melhor juízo de pinky wainer, xico sá, rita wainer & binho
performer renata bastos
ano da graça 2005