quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

MARIANAS




"Por detrás da alegria e do riso, pode haver uma natureza vulgar, dura e insensível. Mas por detrás do sofrimento, há sempre sofrimento. Ao contrário do prazer, a dor não usa máscara." Oscar Wild em De Profundis

Sempre desconfiei de segredos. Mesmo os confessos. E sozinho dentro da minha cabeça, num canto escuro dentro da minha cabeça, fico calculando que parte daquele segredo foi realmente revelado; sob que véus ele me olha feito uma cadela agradecida. Feito isso, logo espalho esses pensamentos como fumaça de cigarro. Melhor não dar corda ao cáculo das probabilidades. Melhor, talvez, refletir sobre as relações sob outro ponto de vista: "A vida apenas, sem metafísica."

Tento me conter em não gastar horas e neurônios letárgicos a divagar sobre segredos, verdades ocultas e enigmas do gênero. Tenho até um frágil receio de virar um desses teóricos da conspiração com síndrome de louco perseguido. Me reservando o direito de reconhecer meu incômodo e confiar que reconhecendo-o, liberto-me de qualquer inrustimento de vontade.

Acho que a intimidade de almas, seja ela entre amigos, parentes e principalmente entre amantes, na medida em que se aprofunda, revela a sombra latente de fossas abissais. Penso que quanto mais conhecemos uma pessoa, mais reveladoras serão as verdades quando esta já não fizer mais parte da nossa vida. E tudo bem quando Inês é morta. Mas quando não...

Existem segredos e existem verdades ocultas. Há verdades que são só nossas, portanto não são segredos. Mas há verdades que são negligenciadas. Essas, envoltas por camadas de má fé e mesquinhez que deixam um rastro fétido de lodo, como lesma putrefada são geralmente chamadas de segredos. É chato de olhar mas se seguirmos seu rastro, eles revelam sem pudor o que ocultavam: verdades constragedoras para quem as guardava. Fossas abissais na alma...É um caminho. Somos placas tectônicas em constante movimento. Arrotando terremotos. Para os covardes, escondidos atrás de uma máscara cândida e devotada há sempre a frieza e a iminência de pequenos tremores ingratos.

Tenho dito.

Nenhum comentário: